Posted: 18 Jul 2013 06:42 AM PDT
Como
o ENEM 2013 está chegando, já que será realizado nos dias 26 e 27 de
outubro, está na hora de investir nas revisões de todas as disciplinas,
inclusive a redação, e um dos melhores modos de se fazer isto é resolver
as provas anteriores do exame, desde a primeira, a do ano de 1998.
Obviamente, esta prova é bem diferente das mais recentes, mas é
importante refazer o ENEM desde o seu início até para entender melhor
suas mudanças; é bom lembrar que ele nasceu com o objetivo de avaliar o
desempenho dos formandos do Ensino Médio brasileiro como política
pública e, posteriormente, veio a questão dos pontos adicionais nos
vestibulares, o ProUni e a substituição dos exames das universidades
federais pelo ENEM.Para ajudá-los nesta revisão, revisaremos todas as quinze propostas de redação do ENEM, desde a de 1998 até a última, a de 2012. A partir de hoje e pelas próximas quintas-feiras, escreveremos sobre uma proposta de redação do ENEM abordando a coletânea de textos motivadores, o tema, o enunciado e refletindo sobre como cada uma poderia ser desenvolvida pelo candidato a fim de auxiliar o raciocínio acerca da escrita de uma prova de redação. Claro que poderão surgir divergências de pensamento entre o que escreveremos e o que algum leitor pense e os comentários podem ser um bom espaço para uma discussão sadia sobre o tema.
Portanto, começaremos com a proposta de redação de 1998 cujo tema era “Viver e Aprender” e a proposta aparecia já na primeira página da prova e deste modo:
O Que É O Que É
(…)
Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei que a vida devia ser bem melhor
E será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
(…)
Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)
(…)
Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Eu sei que a vida devia ser bem melhor
E será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita
(…)
Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)
Dê um título à sua redação, que deverá ser
apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta.
Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para
rascunho.
Extraído de http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/1998/ENEM1998_prova.pdf em 17/07/2013.
Podemos ver que a primeira diferença está na
coletânea textual que, nesta proposta, está bem menor do que as mais
recentes, pois há apenas um texto, mas este já é chamado, pela banca
elaboradora, de texto motivador, isto é, desde sua concepção, o ENEM
objetiva que o candidato motive-se por meio da leitura do texto
motivador, que este possa lhe trazer inspiração e ideias e não que o
candidato apoie-se, apenas e exclusivamente, nele, como é ressaltado
pela afirmação “sem se remeter a nenhuma expressão do texto motivador “O
Que É O Que É”.
O ENEM, assim, demonstra que quer ler textos
autorais, ou seja, textos não alicerçados no texto motivador, apenas
inspirado e, portanto, o candidato deve ampliar seu pensamento no
momento de escrever. O trecho da bela e clássica canção de Gonzaguinha
pode levar a dois caminhos de reflexão: como o tema é “Viver e
Aprender”, a música tem tudo a ver com ele, pois cita “a beleza de ser
um eterno aprendiz”, sem vergonha de ser feliz, apesar que a vida
deveria ser bem melhor e com esperança de ela melhorar. Assim, o texto
motivador dá margem para suas abordagens:
- otimista, ressaltando a beleza da vida, a beleza de e do viver e a esperança de que tudo irá melhorar; que o eterno aprendiz vê nas dificuldades obstáculos a serem transpostos, superados, quebrados e que ensinam algo às pessoas como, por exemplo, a importância da persistência, da paciência e de se fazer tudo com felicidade, cantando;
- pessimista ou realista, ressaltando mais as dificuldades impostas pela vida, mas não como aprendizado, mas sim como limites difíceis de serem ultrapassados.
A segunda abordagem é mais complexa de ser
realizada, pois a canção dá mais abertura para a primeira, mas ela
também é possível. Portanto, o ENEM 1998 requeria do candidato uma
reflexão sobre a relação entre a vida e os aprendizados que temos ao
longo dela e como podemos lidar com isso, já que tudo é questão de ponto
de vista e o ponto de vista do texto motivador é otimista. Como podemos
tirar o melhor proveito das adversidades? Como podemos viver plenamente
apesar de tantas dificuldades? Como ser esperançoso e otimista? são
questões que podem nortear a escrita desta proposta de redação.
Partindo para o enunciado, este menciona um
texto dissertativo no qual ideias devem ser expostas; não há menção a
ordem do argumentar, apenas do dissertar, do expor, o que é diferente
dos exames mais atuais, que pedem textos dissertativos-argumentativos,
sobre os quais já escrevemos acerca das suas diferenças. Assim, nesta
proposta de 1998, a opinião, a argumentação não era, de acordo com o
enunciado, fator intrínseco, mas obviamente que o candidato poderia
opinar em relação a seu ponto de vista e não apenas dissertar.
Já desde o seu início, e não poderia ser de
outro modo, o ENEM requer um texto claro e coerente, como qualquer outro
exame, com qualquer que seja a proposta de redação, e de acordo com a
norma culta da Língua Portuguesa; aqui, sem nenhuma novidade.
Concluindo, podemos ver que a primeira
proposta de redação do ENEM era bem simples, com um tema até que bem
abrangente, diferente das atuais que trouxeram temas mais restritos;
isso mostra uma evolução ao longo dos anos das propostas, o que é
bastante interessante e importante de se ressaltar.
Na próxima semana, escreveremos sobre a redação do ENEM 1999: “Cidadania e Participação Social”. Bons estudos!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação.
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!
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Fonte: InfoEnem.com
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